O que é um Retiro Chan / Zen?

Templo Hsu Yun – Honolulu – Hawaii

O que é um Retiro Chan / Zen?
Por YaoXin Shakya
Em um mosteiro tradicional chinês, um ChanQi (retiro) é um evento muito grande que é conhecido com bastante antecedência e pode atrair muitos praticantes de todo o mundo, em relação à reputação do monastério e de seu mestre principal. As regras podem variar e se adaptar a uma prática especial ou outra.

Somos uma Ordem Chan / Zen reformada, uma Ordem Chan / Zen sino-americana fundada pelo Mestre Chan JydIn Shakya e pela Professora Chan/ Zen Ming Zhen Shakya. Nós adaptamos nossa prática aos nossos próprios contextos. Mas na raiz da nossa prática está o mesmo espírito de máxima sinceridade e dedicação à prática. No centro da prática é um voto.

Você vê, uma semana de prática de Chan não é exatamente preparada como uma semana de cânticos de Buda ou Recitação Sutra. Mas o que o Sacerdote ou mestre que lidera o retiro está esperando de cada participante é: uma total dedicação à prática pelo tempo da prática. Um Retiro não é algo que você faz para participar como uma reunião social ou como faríamos em uma oficina agradável … um retiro é um voto pessoal. Um voto de extrema sinceridade e dedicação.

Um retiro está cumprindo um voto pessoal. é um momento de forte dedicação para desvendar nossa verdadeira natureza. Um tempo para cultivar apenas uma Mente Chan / Zen e atuar com a máxima sinceridade … uma totalidade. Um tempo sem separação.

Tradicionalmente, um ChanQi é liderado por pelo menos três sacerdotes: um Sacerdote de ensino, um JiaoYuan / Shusso (responsável pelos monges presentes no retiro) e um sacerdote ritualístico / cerimonial. Desnecessário dizer que na maioria dos nossos retiros ocidentais esses papéis são reduzidos ao que é mais necessário, também é feito durante sete dias seguidos. Hoje em dia, o nome ChanQi ou Sesshin ou retiro é dado em qualquer período de prática intensiva até mesmo meio dia de prática.

O importante é apenas o lado “intensivo” da prática. Faça o voto de dar o seu corpo e mente totais à prática e desvendar sua natureza búdica. É o lugar e a hora para isso. É um momento e lugar para ser intenso.

Você vê, a base de nossa prática é a prática diária de estabelecer uma base sólida através da liturgia diária e da meditação, através da disciplina e do estudo. Poderia ser chamado o lado Calmo da prática. Uma prática de harmonização com a nossa realidade de moradores.

Mas também podemos precisar, em certos momentos de nossa vida espiritual, uma oportunidade de experimentar um tempo e um lugar para desenvolver mais intensidade, mais dedicação. É para isso que um retiro é bom. Novamente, é algo que você se compromete a dar a si mesmo, porque você precisa disso em sua jornada espiritual. Uma coisa boa seria perguntar ao seu professor Zen ou Zen Priest antes de pensar em participar de um.

Tenha também em mente que esta prática intensa pode ser praticada em qualquer lugar, em um ambiente budista formal ou na natureza, sozinho ou em um grande grupo. O que permite que você realize o grande voto é o que é necessário. Esta é também uma parte essencial do nosso Patrimônio Chan/Zen, Linji / Rinzai: reconhecer o que é necessário e, em seguida, trabalhar para ele com a máxima dedicação e humildade! Então, faça isso!

Veja a hora do retiro, em um grande mosteiro zen, uma sala na sua casa de veraneio familiar, um barracão ou uma tenda em qualquer parque florestal próximo, como o tempo do grande incêndio. O tempo da grande queima de todas as pequenas impurezas que resistem à prática diária que você estabeleceu. É a grande queima do ego. A Grande Queima do Huatou (jp.Wato). Huatou / Wato significa antes da palavra, antes mesmo de pensar, antes da forma … antes da diferença … é nossa verdadeira raiz, nossa verdadeira natureza.

É a questão existencial: quem? Em todo ato, quem? Uma pergunta tão verdadeira não precisa das nossas pequenas respostas cheias de palavras. Nosso Caminho Zen é um Caminho de Perguntas Verdadeiras … não um Caminho de dar respostas. Uma única questão, levada a sério, intimamente poderia mudar toda a nossa vida e virar a nossa visão do mundo de cabeça para baixo. Quem?

Algumas palavras de conselhos gerais para o tempo da prática intensiva

Seja simples, harmonize-se.
Seja humilde, conheça seus limites e os dos outros.
Seja sincero, use apenas o que for necessário.
Todo ato é o Caminho! Desde o primeiro sino até o último dia jurando realizar sua verdadeira natureza.
Dê igual importância ao zen sentado e à meditação andando.
Equilibre a prática interna e externa.
Coma pouco, durma pouco.
Permita que Yezuo / Yazo (meditação sentada na parte externa ou interna) à vontade.
Ouça / veja o professor uma vez por dia (ou leia os ensinamentos do Mestre).
Constantemente, dê o seu Corpo e Mente ao Bodhisattva KuanYin (jp.Kannon) e receba sua graça.
Um retiro é tempo de atenção. Às vezes, os mestres de Linji / Rinzai são caricaturados com seus bastões, gritando Katsu e dando golpes aos seus alunos. As raízes dessas práticas eram uma chamada para atenção, aqui e agora, quem? Quem está lendo este artigo?

O grito Katsu ainda existe na China hoje, nossa falecida Ming Zhen Shakya costumava falar sobre o pouco tempo em que ela viu e ouviu o mestre WeiYin Shakya gritar um KAT alto! Como ela costumava dizer, o sentido literal de ‘kat’ era ‘atenção’ em inglês. Mas o mestre parecia usá-lo de uma maneira que ela entendia como “cortar todas as coisas”. Isso é o que ela ouviu quando o mestre gritou: CORTE!

Então, lembre-se que o retiro é precisamente este, um momento e lugar para manifestar quem?

Um tempo e lugar para manifestar, em nossas ações, nosso voto existencial para cortar todas as raízes do sofrimento!

Fonte:
https://dharmawindszensangha.org/actualitesarticles/

Ermida Zen Árvore Azul



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s