Nossa Linhagem

LINHAGEM DA SANGA ZEN VENTOS DO DARMA /ORDEM ZEN DE HSU YUN


Aqui você pode encontrar um pequeno relato das vidas de Darma de vários Mestres da inhagem DWZS/OZHY.

Mestre Hsu-Yun (Deqing Yangche) (1840-1959)

Mestre Hsu Yun

Hsu Yun (Nuvem Vazia) é um conhecido mestre chinês do século XX. Ele é conhecido por seu árduo trabalho de revitalização da prática e ética do Budismo Chan. De uma família taoísta, ele sentiu a necessidade, depois de ler uma “vida de KuanYin” em sua biblioteca familiar, para praticar o budismo. Para poder fazê-lo, ele fugiu de casa, deixando suas duas esposas e viveu como eremita nas florestas e grutas próximas. Após vários anos de vida ascética, ele conheceu o mestre Yung Ching da Linhagem Tientai que o instruiu no estudo do Sutra e na prática de Hua-Tou. Depois do que ele começou sua famosa longa jornada de anos para vários lugares na China ligados a importantes Bodisatvas como Putuo Shan, Nan-Hai, Wutai Shan e muitos outros (curvando-se a cada três passos) para pagar suas dívidas filiais e aprofundar sua compreensão do Zen. . De lá ele andou em peregrinação pelo Tibete.

Dizem que ele alcançou a iluminação durante um retiro de Chan no templo Gaomin e desde então trabalhou incansavelmente para revitalizar o budismo Chan na China. Ele trabalhou pelo resto de sua vida na reconstrução dos mosteiros das principais escolas de Chan, que estavam em ruínas (como o mosteiro do sexto patriarca Huineng e o mosteiro de Yun-men). Ele também “restabeleceu” as 5 escolas tradicionais de Chan, transmitindo o Darma aos seus alunos e nomeando-os abades desses mosteiros (Ele é conhecido por exemplo por ter dado a transmissão da Linhagem Huiyang Chan ao Mestre Hsuan Hua, a transmissão da linhagem ZhaoZou Chan para o Mestre JingHui, a transmissão da linhagem Linji Chan para o Mestre WeiYin e a transmissão da linhagem YunMen Chan para o Mestre FoYuan). Ele é muito conhecido por seus ensinamentos sobre a prática combinada de Terra Pura e Chan, especialmente através do método Huatou de “Quem está recitando o nome do Buda?”. Ele também é conhecido por ter fundado a Associação Budista Chinesa (ele foi um dos presidentes junto com o Dalai Lama, o lama Panchen e o Grande Lama da Mongólia). Dizem que o grande homem morreu com a idade de 120 anos.


Venerável Mestre Jy Din Shakya (Weimiao Jydin DaShi)

Ji Dyn Shakya

Mestre Ji Dyn era bem jovem quando conheceu o mestre Hsu-Yun pela primeira vez. Ele morava perto do monastério do sexto patriarca, Mestre Huineng, e tinha o hábito de ir lá visitar. Naquela época, o mosteiro estava parcialmente em ruínas e tanto os monges e freiras taoístas quanto os budistas viviam e discutiam no terreno do mosteiro. Ele conheceu o mestre Hsu Yun no monastério de Nan Hua como um adolescente e recebeu a ordenação dele aos 20 anos de idade. Por vários anos ele serviu como o grande mestre intérprete pelo país, como o mestre deu palestras incessantes nestes tempos difíceis. Ele também passou vários anos estudando Chan e fazendo peregrinação antes de voltar ao mosteiro de Nan Hua, onde ajudou a dominar a Hsu Yun, regulando o terreno, as escolas e os escritórios do monastério. Quando o Mestre Hsu-Yun foi reconstruir o monastério YunMen e restabelecer a Linhagem YunMen, o Mestre Jy Din tornou-se o monge chefe do monastério de Nan Hua e membro do comitê da Associação Budista Chinesa. A guerra estava no seu auge e, resumidamente, o Mestre Hsu Yun e o Mestre Jy Din foram para Hong Kong por causa da situação altamente perigosa. Lá o Mestre Jy Din recebeu o convite da comunidade de imigrantes chineses de Honolulu, Havaí, para compartilhar o Darma no Havaí. Tendo recebido a aprovação do mestre Hsu-Yun, pelo famoso e simples ditado: “espalhe o Darma para o Ocidente”.

No Havaí, com a Associação Budista Chinesa do Havaí, ele fundou o que viria a ser o primeiro Templo Budista Chan no Ocidente. Em homenagem ao seu grande mestre, foi humildemente chamado de “Hsu Yun Si”, o Templo de Hsu Yun.

A fim de ajudar a “espalhar o Darma para o Ocidente”, ele fundou (com a ajuda dos fundadores da “Sociedade Budista Nan Hua”, a saber, Ming Zhen Shakya, anteriormente Chuan Yuan Shakya) em 1997 a “ORDEM BUDISTA ZEN DE HSU YUN ”, uma ordem semi-monástica de sacerdotes ocidentais, para disseminar os ensinamentos e práticas do Mestre Hsu Yun aos ocidentais. A Ordem Zen Budista de Hsu Yun é uma comunidade secular de Sacerdotes Chan / Zen. Os sacerdotes não são monges e não seguem as regras do Vinaya. Eles são professores seculares de Darma!

Desde que o Mestre Jy Din passou em 2003, como muitas famílias budistas, a Ordem Zen Budista de Hsu Yun viveu uma separação em 2003. Hoje, existem duas Ordens Zen que vêm da mesma fonte.

Ambas as ordens contam herdeiros diretos de DaShi WeiMiao JyDin e outros herdeiros do Dharma do GrandMaster HsuYun. Todos tentando praticar e ensinar o Zen chinês (Chan) sinceramente em nosso contexto ocidental.

Podemos apreciar o trabalho de disseminação dos ensinamentos zen por essas duas ordens, mas estamos ligados apenas à Ordem Zen Budista de Hsu Yun (ZBOHY – ZATMA.org). Nós somos crianças de Shakyamuni, Huineng, Hanshan, Hsuyun, Jydin, Fo Yuan e Min gzhen e esta é a nossa única linhagem de ensino.

Venerável Mestre Fo-Yuan Shakya (MiaoXin FoYuan) (1922-2009)


Mestre Fo Yuan Shakya, Abade e Mestre de Linhagem da Escola Yunmen / Ummon re-instaurada de Chan/ e (último professor de Ming Zhen Shakya)

O mestre Fo Yuan tornou-se monge ordenado aos 18 anos na tradição chinesa Vinaya (Yi Yang) no Templo Qi Jia. Ele estudou e praticou extensivamente os preceitos e métodos clássicos de meditação budista durante anos. Ele viajou extensivamente para praticar e estudar o Darma sob vários mestres, vários desejando que ele se tornasse seus seguidores, mas ele continuou recusando e viajando. O mestre Fo Yuan ficou surpreso e aterrorizado pela falta de prática e dedicação de muitos monges de seu tempo. Nestes anos de guerra civil muito difíceis, o Darma estava ficando difícil de praticar e ele sentia que o estudo do Vinaya era o que faltava a muitos monges. Tendo ouvido falar da “santidade” do mestre Hsu-Yun, ele procurou por ele e finalmente o encontrou reconstruindo o mosteiro de YunMen. No YunMen Si,

Lá ele recebeu o nome Fo Yuan e Miao Xin de Hsu Yun e foi transmitido a linhagem Chan restabelecida da Casa YunMen, tornando-se o herdeiro da 13ª geração da Escola YunMen Chan desde o fundador desta linhagem Chan, Wenyan YunMen ( a linhagem está extinta há várias centenas de anos). Desde então, assumiu a abadia do mosteiro com sinceridade e trabalho árduo, renovando a tradição Chan do “trabalho agrícola e espiritual de Chan”, tornando o ditado “um dia sem trabalho é um dia sem comida” mais verdadeiro do que nunca! Ele também continuou a reconstrução do mosteiro, que agora é um grande complexo com várias salas de Buda e relíquias, salas de Chan, salas de monge e uma biblioteca. Ele também assumiu temporariamente o chefe do monastério de Nan Hua após o falecimento de seu amigo, e o discípulo de Hsu-Yun, Mestre Wei Yin.

Venerável professora de Darma Ming Zhen Shakya

Ming Zhen Shakya

Venerável Ming Zhen Shakya (ex-Chuan Yuan Shakya), foi uma sacerdotisa e professora de Darma, uma escritora, uma artista e a principal professora de Darma de Shifu YaoXin Shakya de 2007 a 2016. Ela foi a primeira americana a ser ordenada na China continental desde a revolução comunista. Ela foi totalmente ordenada e autorizada a ensinar o Darma aos ocidentais pelo Mestre WeiYin Shakya da linhagem Linji/Rinzai e pelo Mestre Fo Yuan Shakya da linhagem Yunmen/Ummon do Budismo Chan/Zen. Ela fundou sua primeira sanga como professora de Darma autorizada, a Sociedade Budista Zen Nan Hua, no início dos anos 90, quando finalmente voltou da China. 

Ela então co-fundou a Ordem Zen Budista de Hsu Yun em 1997 com o Mestre Mestre Jy Din Shakya . Ela ajudou o Mestre Jy Din Shakya a difundir o Darma Chan de muitas maneiras, como fundar a Ordem Zen Budista de Hsu Yun ou ajudá-lo a escrever a ”  Nuvem Vazia: os Ensinamentos de Hsu Yun “.

Ela foi editora da “Ordem Zen Budista de HsuYun” até recentemente, e escreveu artigos e livros sobre práticas Zen por mais de 25 anos. Nosso “Velho Sol” entrou no Nirvana em novembro de 2016, deixando seus Herdeiros Darma com todos os seus ensinamentos e a presença da Luz do Amor.

Shifu Yao Xin Shakya – Fundador da Dharma Winds Zen Sangha – Ordem Zen de Hsu Yun – DWZS/OZHY.



Shifu YaoXin Shakya

YaoXin é um Sacerdote Chan/Zen Totalmente Ordenado e Transmitido na Linhagem Linji/ Yunmen da Ordem Zen Budista de Hsu Yun. Ele foi ordenado como um Chan Priest / Dharma Teacher por Ming Zhen Shakya em abril de 2011 na linhagem Yunmen, e foi recebido como um Sumo Sacerdote Transmitido (Senior Dharma Teacher) na Linhagem Linji da Ordem Zen Budista de Hsu Yun por ChuanSheng Shakya em Junho de 2015.

Ele foi um discípulo direto de Ming Zhen Shakya (co-fundador da nossa Ordem Zen) por muitos anos e tem a honra de servir ao Conselho Abacial da Ordem Zen Budista de Hsu Yun como “Co-Prior da Ordem”. 

Como professor de Darma Sênior (Mestre) na linhagem do ZBOHY, ele fundou o DWZS / OZHY e serve como “Sacerdote Chefe” da Sangha.

Encorajado por seu professor a manter uma mente e prática não sectária, YaoXin treinou com outras tradições zen.  

Ele estudou e recebeu ordenação como Sacerdote Chan/Zen (Professor de Darma) na  Ordem dos Budistas Engajados (OEB)  . Depois de anos de estudo, ele foi autorizado a ensinar o Darma como representante pela linhagem ordenadora. Rev. Shi Shen-Xi Astor que é tanto Chan Linji quanto Soto Zen e foi conferido com o nome do darma de Chang-Yao.

No entanto, Yao Shakya foi ordenado sacerdote por Ming Zhen Shakya em 2011. Sendo Ming Zhen de Linji / Rinzai e YunMen / Ummon Chan / Linhagem Zen, o relato a seguir apresenta um pequeno relato das vidas de Dharma de Shi. Jy Din (fundador da Ordem Zen Budista de Hsu-Yun e chefe de sua linhagem Linji) e Shi Fo Yuan (13º abade de YunMen Si e herdeiro da Casa YunMen Chan, o segundo mestre Chan de MingZhen).

Shifu YaoXin Shakya também se sente honrado em aprofundar seu estudo do Budismo Soto Zen, desde 2009, sob o comando do mestre Taigu Turlur, fundador e professor orientador do    Blue Mountain White Clouds Hermitage.  

Deve-se notar que a linhagem principal da “Ordem Zen Budista de Hsu Yun”, na qual Shifu YaoXin Shakya recebeu a Transmissão em 2015, é Linji/Rinzai.

Shen Yin – Ermida Zen Árvore Azul – DWZS/OZHY

Shen Yin em sua Ermida

Shen Yin

Shen Yin é um Noviço Chan que recebeu transmissão na linhagem Linji/Yunmen de seu Professor de Darma, Shifu YaoXin Shakya, na Ermida Mãe da DWZS/OZHY em Namur, Bélgica. Shifu YaoXin Shakya foi discípulo direto de Ming Zhen Shakya, có-fundadora da Ordem Zen Budista de Hsu Yun – ZBOHY. Shen Yin fundou em 2017 a Ermida Zen Árvore Azul no Ramo DWZS/OZHY, em Goiânia – Goiás – Brasil. Shen Yin se dedica ao estudo e prática do Budismo Chan na Linhagem do Mestre Hsu Yun e Medicina Tradicional Chinesa.

Shen Yin também pediu formalmente no vigésimo dia de Novembro de 2561 (2018) da Era Budista permissão ao Venerável Doutor Vira Avalokita, Sthera para entrar na Sarvastivada Buddhist Order (Ordem Budista Sarvastivada) como (Pabbajita) (Monge) , em Dai Kanji, na cidade de Phnom Penh, no país do Camboja. Tomou formalmente as dez Boas ações (Desa Kusalani) como sendo sua regra diária (Kãyasucaritam, Vãksucaritam e Nãbahsucaritam). E agora é permitido pela Sanga para praticar o Darma Vinaya e é reconhecido como um praticante do Lar Esquerdo, e leva o nome de KONEN MAITRI AVALOKITA.

Ermida Zen Árvore Azul